segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Joana Maria da Conceição

Minha avó, conhecida como:"Mãe Biu". Assim eu a chamava. Ela tinha um cabelo imenso, negro e sempre penteava com a cabeça para baixo. Quando eu estava na casa dela que me acordava, ela já tinha feito minha papa de farinha, que sempre estava no forno.Ela se acordava cedo pois era lavadeira. Me lembro dela e minha tia Leomar passando roupa e no fim íamos juntas entregar e ela dizia esta é minha neta. Lembro-me que uma vez ela me chamou e colocou em mim um brinco. E antes de morrer eu estava esperando começar a Xuxa na tv manchete e veio minha tia e chamou minha mãe e minha mãe me arrumou e eu saí com minha tia. E quando chegamos eu vi minha avó numa cama de hospital e eu não entendia nada.E ela me disse: -Venha cá, não vai me pedir a benção? E eu disse:- Bença a mãe! E ela respondeu: -Deus te abençoe!E me tiraram do quarto.E voltamos pra casa. Depois disto eu me lembro que fomos numa igreja e estava minha avó deitada num caixão. E eu a olhava e fui até meu pai e vi ele com um lenço enxugando as lágrimas e eu perguntei:-Pai, a mãe Biu está dormindo? E ele caiu aos prantos e não me respondeu. E depois disto não tenho mais nenhuma recordação de minha avó. Eu acho um absurdo ninguém ter me dito que minha avó tinha morrido. Ninguém me falou que ela foi para o céu, ou coisas assim. Espero que quando minhas filhas perderem seus avós eu saiba dizer direitinho o que aconteceu. Pois é tão bruto não entender o porque uma pessoa esta deitada num caixão, eu nunca vou entender o porquê ninguém conversou comigo sobre minha avó. Minha vó morreu primeiro que meu avó.E eu não me preocupei tanto com sua morte, pois era muito pequena. Me lembro que eu apanhava as folhas do pé de jambo,lá da frente da casa, meu avô me pedia e eu obedecia. E as vezes eu encontrava moedas no chão que meu avô perdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário